O Pároco, Vigário e Diáconos da Comunidade

Pe. Cristovão Dworak

Missionário redentorista polaco, pertencente à Vice Província Redentorista da Bahia, Brasil, desde 1984. No Brasil desenvolveu os seus serviços junto de várias comunidades e, durante vários anos fez parte da Equipa Missionária das Missões Populares (1992-2001).

Os seus estudos filosófico-teológicos começaram em Wyższe Seminarium Duchowne (WSD) em Tuchów, na Polónia, em 1978 e desde então foram sendo sempre atualizados. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Pesquisador do Centro de Estudos Interdepartamental em Culturas e Religiões (CEICR/UNEB) é também professor convidado de Ciências da Religião da Universidade Lusófona e Investigador do Instituto do Cristianismo Contemporâneo – CICMER da Universidade Lusófona.

Desde abril de 2016 reside em Damaia, onde exerceu a função do vigário paroquial (2016-2019), e atualmente de pároco (2019-). Faz parte do projeto de solidariedade missionária redentorista entre os Redentoristas do Brasil e a Província Redentorista de Portugal.

Pe. António Marinho

Nascido em 1948, entrou no Seminário Redentorista em Vila Nova de Gaia no dia 25 de Agosto de 1959 aos 10 anos de idade, como era habitual na altura.

Fez o Noviciado em Guimarães, estudou o primeiro ano de filosofia em Castelo Branco entre 1966 e 1967 e, de 1967 a 1973, completou o curso Superior de Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET), em Lisboa. Foi ordenado sacerdote na Igreja dos Missionários Redentoristas, no Porto, no dia 1 de Agosto de 1974.

Depois de concluir os estudos, foi professor e membro da equipa formadora no Seminário Redentorista. Entretanto foi para a comunidade de Lagos, onde foi pároco de Santa Maria durante 6 anos e depois foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na comunidade Redentorista de Castelo Branco.

Regressou ao Seminário de Gaia onde esteve 9 anos, 6 dos quais como Superior. Depois disso, foi enviado como Superior para a Comunidade de Lisboa durante 3 anos e foi ainda eleito superior Provincial de 20011 até 2019. Continuou em Lisboa, agora como superior da Comunidade e fazendo parte da equipa pastoral redentorista, na Damaia.

Diácono João Sala Pagou

Foi no dia 29 de junho de 2019, que o Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o ordenou Diácono e lhe entregou a missão de colaborar com os párocos e as paróquias da Buraca, Damaia e Venda Nova. A preparação para essa missão iniciou-se cinco anos antes, quando o Pároco de então, o Pe. Eugénio Fasuga o desafiou, em nome da Igreja, para essa caminhada.

Apesar da sua participação na vida paroquial e de, desde muito novo, se colocar ao serviço da Igreja através de serviços como a catequese, o serviço ao altar e o de Ministro Extraordinário da Comunhão, a vida ordenada nunca fez parte dos seus objetivos de vida.

Mas, quando o Pe. Eugénio lhe apresentou o desafio do diaconado, a sua vida mudou. Após a formação, iniciou a responsabilidade que lhe foi atribuída pela Igreja de colaborar com os presbíteros das paróquias e de servir o seu povo.

Diácono Paulo Veríssimo

Nascido em 1966, foi convidado pelo Padre Eugénio, antigo pároco da Damaia para aceitar o desafio do diaconado e servir a Igreja e a comunidade de uma forma ainda mais comprometida.

Foi ordenado no dia 29 de junho de 2019, no Mosteiro dos Jerónimos, pelo senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar